Por mais humilde que seja, um bom trabalho inspira uma sensação de vitória. - Jack Kemp

A importância do Design Responsivo

11 de Junho de 2014

Consumidores de todo o mundo dependem cada vez mais de dispositivos móveis para pesquisar e fazer compras, o que torna cada vez mais importante a presença móvel eficaz. Mas o que deve fazer e conter um website para se tornar eficaz e produtivo? E qual a real importância para os consumidores? Veja a resposta para essas e outras perguntas.

Mas o que é Design Responsivo?

Design responsivo é uma técnica de montagem que permite o website se adaptar a qualquer dispositivo (computadores, laptops, celulares, tablets, televisores, dentre outros), independente da resolução, a partir da mesma estrutura de código HTML e CSS.

Como hoje em dia mais de 80% dos usuários utilizam internet em dispositivos móveis, é fundamental que seu website esteja preparado neste formato. Caso o website não utilize o design responsivo, este não será corretamente exibido em qualquer dispositivo, dificultando a interação e causando desinteresse do visitante. E é isso o que queremos evitar.

O que torna um website responsivo realmente eficaz e produtivo não é somente sua adaptação ao monitor. Deve-se levar em conta outros pontos para tornar agradável a navegação a partir do dispositivo escolhido e o conteúdo disponibilizado para tal.

Página Inicial e Navegação

O que é comum aos usuários de dispositivos móveis é são muito objetivos. Eles esperam obter o que precisam de um site móvel facilmente e de imediato.

A página inicial de um ambiente de trabalho serve como uma página de boas-vindas, um centro de mensagens e espaço para promoções, tudo ali. Mas uma página móvel deve se concentrar em conectar os usuários ao conteúdo que o mesmo esta procurando. O website responsivo deve conter as chamadas principais à frente e no centro, mantendo os menus curtos e limpos com distinção de categorias, e com botões de navegação bem localizados, possibilitando o retorno à página principal e a outras categorias relacionadas.

Promoções e anúncios podem ofuscar o conteúdo principal, tornando mais difícil realizar tarefas realmente importantes para o usuário. Para exibir conteúdo promocional em um ambiente responsivo, utilize blocos claramente distintos das chamadas de ação.

Busca Interna

A pesquisa no site é vital para ajudar os usuários de dispositivos móveis encontrar o que realmente estão procurando com pressa.

O campos de pesquisa deve se localizar em local visível e assegurar que os resultados da pesquisa sejam relevantes, independente da forma que o usuário digita, incluindo tratamento de erros de ortografia. A quantidade de filtros disponíveis é muito importante para melhorar a usabilidade no site.

Para sites que atendem a diversos tipos de clientes, pode ser útil pedir aos usuários algumas informações antes da pesquisa para assegurar resultados mais relevante. Por exemplo, um varejista de roupas ou sapatos unisex deve começar o filtro perguntando o sexo e tamanho do produto procurado.

Conversões

A navegação está cada vez mais complexa e os usuários pesquisam mais antes de converter sua visita em compra.

Deixe os usuários explorarem mais o conteúdo do seu site antes que eles comprem. Permitir que eles criem uma compra como convidado pode mantê-los mais interessados em finalizar esta compra depois de verificar vários outros pontos decisivos para eles.

Utilize o máximo de informações existentes para melhorar a conveniência de compra. Use o botão de "Entre em Contato" para tarefas complexas. Facilite a compra com a criação de um carrinho que não precisa ser finalizado no mesmo momento da escolha do produto. Permita que o usuário retorne em outro dispositivo para finalizar a compra.

Formulários

Quer se trate de fazer uma compra, receber um comentário ou o cadastro em uma lista de e-mail, a experiência de conversão do seu usuário deve ser o mais simples possível. O site deve reduzir o atrito dos cadastros com campos de formulário simplificado.

Em dispositivos móveis, é importante exibir automaticamente teclas numéricas para inserir valores como cpf, calendários quando for um campo de data, e avançar automaticamente através dos campos. Quanto mais simples for mo método de entrada, melhor. Além disso, validações em tempo real ganham muito mais tempo e não podem ser esquecidas.

Usabilidade

Os usuários de dispositivos móveis irão notar e se deliciar com as pequenas coisas que você faz para melhorar a sua experiência na navegação. Deve-se tomar cuidado extremo com a otimização pra celulares de forma a dispensar o uso do zoom para visualizar o conteúdo de texto. Já as imagens devem ser expansíveis.

Informar aos usuário qual orientação da tela funciona melhor e manter a navegação em uma única janela é primordial.

 


 

Portanto não basta apenas querer adaptar os websites ao modelo responsivo. É preciso que esta adaptação seja realmente aproveitada pelo usuário, conservando-o como usuário frequente e não como visitante único.

Quanto mais dedicação ao design responsivo, maior o retorno satisfatório ao projeto.

Como eu sempre digo, faça um bom trabalho e ganhe com as indicações deste.

Até o próximo post!



Fonte: http://www.google.com/think/multiscreen/whitepaper-sitedesign.html

Este post ainda não possui comentários. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será exibido.
Receba as Novidades

Para receber as últimas novidades e promoções do site, digite seu e-mail e clique em enviar.

Arquivo do Blog