Considero feliz aquele que quando se fala de êxito busca a resposta em seu trabalho. - Ralph Waldo Emerson

O Orkut vai acabar. Mas quem é Orkut?

13 de Julho de 2014

Há dez anos atrás foi apresentado aos internautas de todo o mundo a maior e mais fabulosa reunião social realizada em um único "website" : a rede social - o Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram "redes sociais".

Mas quem ou o que é Orkut?

Para os que chegaram agora no mundo das redes sociais e não estão acostumados com a palavra Orkut (ou aqueles que lerão esta matéria no futuro e nunca ouviram falar mesmo em Orkut), vamos explicar rapidamente.

O Orkut foi o primeiro "boom" social que existiu. Criado em 24 de Janeiro de 2004, tinha o objetivo de ajudar as pessoas a se conhecerem e manter um relacionamento independente da distância entre elas. Inicialmente ele atenderia somente o povo americano, porém sua popularidade foi mundial e a grande maioria dos usuários se encontravam no Brasil e na Índia. Logo foi comprado pelo todo poderoso Google.

Até a popularização do Facebook, o Orkut reinava a internet.

E o que aconteceu?

Com o passar do tempo, YouTube, Facebook, Blogs e outras redes sociais decolaram, com comunidades mais respeitadas que surgiam a todo momento em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut ocultando todas as suas funcionalidades. Com este "banimento" o Google lançou o Google+ e decidiu acabar com o Orkut, concentrando energias e recursos para outras plataformas sociais.

O Orkut será (ou foi, dependendo de quando você lê esta matéria) descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Mas muitos usuários já excluíram suas contas bem antes desta data. 

O Orkut vai embora e não deixa muitas saudades pois realmente a internet conseguiu criar muito mais a partir da ideia inicial da rede. 

Foram 10 anos de funcionamento, muitos relacionamentos desfeitos por namorados(as) ciumentas que souberam mais da vida de seus parceiros, comunidades sem sentido, grupos de discussões calados e muitas idéias geradas.

Sabe mais sobre o Orkut? Tem alguma história engraçada para nos contar sobre?

Deixe aí seu comentário!

Até o próximo post!




Este post ainda não possui comentários. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será exibido.
Receba as Novidades

Para receber as últimas novidades e promoções do site, digite seu e-mail e clique em enviar.

Arquivo do Blog