O único lugar no mundo onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. - Vidal Sasson

O que são Feeds RSS

13 de Junho de 2011

Muita gente tem me perguntado o que são feeds e como utiliza-los. Então vou tentar dar uma breve explicação antes de entrar com mais detalhes avançados. Vamos lá...

Feeds (do inglês "alimentar") é um conjunto de dados no formato xml, utilizados para que usuários de internet possam acompanhar gratuitamente os novos artigos e demais conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente um resumo do seu conteúdo.

Tela de leitura de feeds do Netvibes

Os usuários incluem o link dos arquivos Feed em seu programa leitor de Feed (agregador) e recebem, sem visitar o site, as informações sobre as atualizações que ocorreram. Também é possível distribuir arquivos de áudio (podcasts), imagens e vídeo.

Se você deseja assinar algum feed é fácil. Procure sempre por ícones parecidos com os da foto deste post. Ao clicar nele você será direcionado para uma página que lhe perguntará qual o seu leitor de feeds. Escolha e adicione.

Com um programa chamado agregador de Feeds, você recebe as atualizações dos sites escolhidos sem ter que visitá-los.

Já existem web sites que funcionam como agregadores de Feeds, mostram as atualizações no próprio navegador e assim dispensam a instalação de softwares específicos. Dentre eles, podemos citar o Google Reader, o Netvibes, o BlogLines, o BlogTok, o Origo e o Feedys, há também o leitor de email com Feeds agregado, da organização Mozilla o Thunderbird, todos gratuitos. Os Firefox 2 e 3 e o Internet Explorer 7 também leêm Feeds.

# Artigo atualizado em 28/11/2011



Este post ainda não possui comentários. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será exibido.
Receba as Novidades

Para receber as últimas novidades e promoções do site, digite seu e-mail e clique em enviar.

Arquivo do Blog