O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas. - William George Ward

Quero ter meu blog

21 de Fevereiro de 2013
Escrever um diário de férias para os amigos, falar de si ou de algum assunto que domina, postar coisas engraçadas ou legais que recebo ou ouço falar, divulgar uma empresa e seus serviços ou até mesmo textos de sua autoria, são as utilidades de um blog, além de muitas outras. O blog nunca foi uma ferramenta inútil para os que sabem utiliza-la e até mesmo oferece formas de ganhar dinheiro na web e ter o próprio negócio.

Então, como começar? O que escrever? Porque devo ter um blog? O que eu ganho tendo um blog? Estas questões são simples de responder e mexem muito no início, mas a questão maior é: o quanto devo me dedicar para manter meu blog?

Vou tentar responder todas estas questões e mostrar como é simples manter um blog e ter o mínimo de sucesso entre os interessados nos assuntos que você escolhe compor. Vamos lá...

Escreva

Porque criar meu blog?

Muitas pessoas tem interesse em criar um blog porque souberam que alguém em algum lugar ganha dinheiro com isso. Mas é muito fácil pensar que qualquer um pode ganhar, difícil é ganhar bem com um blog sem se dedicar à ele como um trabalho. Um blog pode ser pessoal e atualizado quando você bem entender, mas se quiser ganhar com ele, terá que tratá-lo como trata seu trabalho diariamente, inovando, incrementando, atualizando, escrevendo, melhorando sempre.

Se o seu objetivo é pessoal e você só deseja um blog para compartilhar momentos legais, você está mais que certo. Principalmente se, com o tempo, seu blog passar a ser bem acessado e divulgado (até mesmo sem você se esforçar) e você começar a ter retornos, mesmo que mínimos, com seus textos, fotos, vídeos e outros.

Esse sim é o caminho correto até mesmo para quem quer ganhar com um blog. O seu blog tem fazer bem para você antes de fazer bem para os outros. E se com o tempo você obtiver retorno monetário, é porque você tem um talento e está distribuindo.

Lembre-se: Quem trabalha com o que acha divertido, nunca está trabalhando.

O que escrever?

O que você gosta? Acho que a resposta para estas perguntas são iguais. Escrever sobre o que você gosta e tem conhecimento é a melhor maneira de gerar conteúdo atrativo. Vai ser bem mais complicado escrever sobre o que você não tem ideia que existe do que você escrever sobre o que você domina. Então, sem sombra de dúvidas, escreva sobre o que você gosta!

Como manter meu blog atualizado?

Se você leva seu blog ao ponto de que as atualizações fazem falta, retire um dia da semana para atualiza-lo. Ao divulgar as postagens, divulgue também que seu blog é atualizado sempre naquele dia da semana em questão.

A melhor forma ainda é: escolha um dia e horário para atualizações. Tome estas datas e horas como parte de seu dia a dia e sempre que tiver um tempinho sobrando, adiante um pouco do trabalho das atualizações.

Procure sempre saber mais sobre o assunto que você escolheu para seu blog. O seu conhecimento junto ao de outros pode trazer sempre mais assuntos e postagens. Faça guest-posts (postagens como convidado) em outros blogs e aceite convidados em seu blog também, mesmo que tenha que contratá-los. Isso engrandece sua rede de amigos e o conteúdo de seu site. 

Qual a melhor ferramenta?

Hoje em dia existem várias ferramentas que já fazem quase tudo para você. A parte do design do seu blog, uma ferramenta de escrita, edição de textos, editor de fotos, tudo isso junto. Pesquisando pela internet você irá achar ferramentas como o HipperControl, o Blogger e o WordPress.

O que eu ganho com um blog?

Não é muito simples ganhar dinheiro com um blog mas é muito simples ganhar amigos e aumentar sua rede social. Um blog é uma excelente maneira de entrar em contato e receber contato de pessoas. 

Um breve exemplo: Se você escreve sobre o que gosta e alguém mais tem interesse naquele assunto, então esta pessoa irá entrar em contato com você para trocarem informações sobre. Ou vice versa. Logo que vocês juntarem informação, poderão postar o que aprenderam e até mesmo escrever juntos no seu blog ou em um outro blog sobre o assunto.

Ganhar dinheiro é com o tempo mas pode acontecer rápido. Não é tão simples pois além de ter a obrigação de ser muito interessante, você ainda terá que saber divulgar o que faz e contar com parceiros, amigos e alguns investimentos também.

Independente do que você irá ganhar, com um blog você sempre irá ganhar.

O que preciso pagar?

Após escolher o assunto de seu blog e decidir se ele tem ou não fins lucrativos, você precisa saber que para ter lucros você precisa investir. O investimento em um blog é mínimo, porém para cada tipo de retorno, existe um investimento específico.

Se seu blog é pessoal não existe a necessidade de investimentos. Escolha uma ferramenta gratuita e mãos à obra. Escreva, escreva e escreva. 

Se você visa o lucro, você pode entrar em contato conosco que oferecemos todo o serviço para blogueiros. Se você deseja realizar todos os passos por si só, indicamos que comece registrando o nome de seu blog e um domínio (www.empresa.com.br). Este registro pode ser realizado no site registro.br.

Após o registro do domínio, escolha a ferramenta que deseja trabalhar. Para todos os arquivos gerados e compartilhados na internet, existe um servidor de hospedagem onde este arquivo está alocado. Se a ferramenta escolhida oferece um local de hospedagem, excelente. Caso contrário você precisará contratar um servidor próprio (oferecemos este serviço separado também). Alguns servidores já possuem outras ferramentas para criação do blog. Procure saber mais com o servidor contratado.

Ainda existem gastos na parte de divulgação mas não iremos entrar em detalhes agora, deixando para as próximas postagens.

Como divulgar meu blog para que ele tenha sucesso?

Após o inicio das atividades do seu blog, é hora de divulgar o que você posta. Esta divulgação deve ser realizada de várias maneiras e não iremos explicar todas agora, deixando para uma próxima postagem. 

O que você pode fazer por enquanto é se dedicar à divulgar em agregadores de conteúdo. Dê uma olhadinha nesta matéria para saber mais.

Espero ter ajudado na criação de seu blog. Em breve postarei mais algumas dicas preciosas para que seu blog seja um sucesso.

Deixe seu comentário e até o próximo post!





Este post ainda não possui comentários. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será exibido.
Receba as Novidades

Para receber as últimas novidades e promoções do site, digite seu e-mail e clique em enviar.

Arquivo do Blog