O que valoriza o seu trabalho é o ânimo e a atenção que se usa para realizá-lo. - Alberto Moussallem

SOPA, PIPA e outras formas de censura

16 de Janeiro de 2012
Muito tem se falado e discutido sobre a guerra entre censura e direitos autorais na internet. Mas quando foi que isso tudo começou? Até onde iremos chegar com isso?

Tudo começou com o SOPA (Stop Online Piracy Act - em tradução livre, Lei de Combate à Pirataria Online) e o PIPA (PROTECT IP Act - Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act of 2011) são projetos de lei americanos que pretendem acabar com a pirataria na web. Estes projetos de lei tem sido objeto de discussão entre seus defensores e opositores, e discutem sobre o combate ao tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados. Alguns afirmam que é uma violação à Primeira Emenda, além de uma forma de censura que irá prejudicar drásticamente a internet e à liberdade de expressão.

Mas com a aprovacao destas leis, a ilegalidade seria bloqueada em seu todo?

Esta é uma questáo muito complicada de se responder. Já vimos anteriormente, muitas mídias serem falsificadas, burladas, ultrapassadas e fraudadas. Tudo no mundo, hoje, tem uma cópia pirata. Será que este meio de censura seria agradável aos usuários? Será que faria bem ao bolso dos empresários da web?

Tudo é bem complicado para responder, se pensarmos como donos dos direitos sobre a mídia, entáo, vamos pensar como usuários: Se você baixa ou copia filmes, músicas, imagens animadas, montagens, textos e outras preciosidades que não se encontram em livros ou revistas, entáo você é um dos que perde com a aprovação destas leis.

Hoje de madrugada aconteceu a primeira guerra online envolvendo este assunto. O site de downloads "Megaupload" foi fechado devido à quantidade de arquivos que desrespeitam os direitos autorais. Em resposta, um grupo de hackers atacou sites importantes em várias partes do mundo, inclusive o site do FBI. Em breve poderão acontecer mais ataques nesta primeira guerra mundial online.

Muitos usuários ainda nào sabem o porque desta briga mas estào no meio dela, e podem ficar sem acesso à vários de seus sites favoritos ou de suas músicas e filmes. Para acompanhar melhor o resultado desta batalha pelo twitter, entre neste link.

E não se esqueça de deixar seu comentário abaixo. Em breve volto com mais novidades.

Até o próximo post.




3 Comentários

Washington  Washington disse... Bom assunto!
Valeu!
Data: 03/02/2012 18:06
Anon Anon disse... Data: 29/02/2012 17:39
Henrique Corrêa Henrique Corrêa disse... Obrigado pelos comentários! Data: 29/02/2012 18:01

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será exibido.
Receba as Novidades

Para receber as últimas novidades e promoções do site, digite seu e-mail e clique em enviar.

Arquivo do Blog