Trabalhe para manter viva em seu peito aquela pequena faísca de fogo celestial, chamada consciência. - George Washington

Windows 10?

02 de Outubro de 2014

A Microsoft apresentou nesta semana a nova versão de seu Sistema Operacional, com o nome Windows 10, e não Windows 9 como era esperado. As vendas devem se iniciar em meados de 2015.

A próxima versão do Windows foi anunciada como "o primeiro passo na criação de toda uma nova geração do Windows" pelo vice-presidente executivo do grupo de sistemas operacionais da Microsoft, Terry Myerson. O diretor afirmou que os usuários corporativos poderão comprovar que o Windows 10 é "familiar, compatível e produtivo". E será a "melhor plataforma empresarial de todos os tempos".

O novo sistema operacional será uma plataforma unificada em todos os dispositivos, desde computadores até telefones e tablets e estará disponível em telas de 4 a 80 polegadas. Com interface mais tradicional, mas visualmente ainda semelhante às versões anteriores, o sistema mantém muitas funções presentes no Windows 8.

A Microsoft já disponibilizou a versão Beta para um grupo limitado de usuários da comunidade tecnológica no programa Windows Insider, com uma prévia das especificações técnicas para laptops e desktops.

Ao contrário do que era esperado, a Microsoft decidiu ignorar o nome Windows 9, que teria correspondido ao próximo lançamento de acordo com a ordem das últimas versões. "Quando virem o produto pronto, acredito que concordarão que este seja o nome mais adequado", explicou Myerson. Mas acredito que seja apenas jogada comercial pois a apresentação foi focada nos clientes corporativos, aos quais a Microsoft tenta ganhar após as queixas com o Windows 8.

A maior novidade visual do SO é a volta do "Menu Iniciar", que foi retirado na versão 8 deixando milhões de usuários perdidos em sua nova interface voltada para dispositivos "touch".

Novidades da Versão

Um dos recursos mais interessantes da nova versão é o que permite usar várias áreas de trabalho no mesmo desktop. O usuário pode ter, por exemplo, três programas abertos na tela. Se quiser abrir mais programas sem ter que diminuir o tamanho da tela, ele pode criar uma segunda área de trabalho, separada da primeira. Assim, é possível, por exemplo, ter três aplicativos abertos em uma área de trabalho, e três outros em uma segunda área. É um recurso similar ao Mission Control (antigo Exposé) do Mac OS.

Outros recursos do Windows 10 não chegam a ser novidade, mas sim um retorno e aprimoramento de funções do Windows 7. O tradicional botão Iniciar está de volta e traz mais opções de personalização. No Windows 10, é possível criar atalhos para um contato específico diretamente no menu Iniciar.

Aplicativos da Windows Store no Windows 10 são abertos de forma igual a programas tradicionais do Windows, com barra superior para minimizar e fechar. A falta de um botão para fechar apps foi uma das principais reclamações de usuários no Windows 8 e esse ponto também foi corrigido no Windows 8.1.

Novo botão Task na barra de tarefas. Ele é um aprimoramento do antigo atalho Alt+Tab e permite ver todos os apps e arquivos abertos no desktop.

Outras versões

Vamos relembrar as outras versões (mas não todas) do Windows que a Microsoft já apresentou:

  • Windows 1.01 era uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS e foi lançado em 20 de Novembro de 1985.
  • Windows 3.11, que rodava em 16 bits.
  • Windows 95, onde os HD's poderiam ser formatados em FAT 32.
  • Windows 98, o auge
  • Windows XP, considerado ainda a melhor versão entre usuários domésticos
  • Windows 7, não tenho nada para falar sobre esta versão.
  • Windows 8, preparando a entrada em dispositivos móveis.


Este post ainda não possui comentários. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será exibido.
Receba as Novidades

Para receber as últimas novidades e promoções do site, digite seu e-mail e clique em enviar.

Arquivo do Blog