Rss Feeds do seu website

Se você tem um website que recebe atualizações periodicamente e não sabe como informar seus leitores e visitantes, ou arrecadar mais visitantes divulgando o conteúdo deste site em redes sociais, eis a solução: Feed RSS. Você ainda não tem feeds de atualizações do seu website? Não tem idéias de como se cria e qual o padrão deve ser utilizado? Vamos ao passo a passo da criação de suas atualizações automáticas.

Se você ainda não sabe o que são Feeds RSS, dê uma olhadinha neste post.

Exemplo de Feed Atom

Primeiro é preciso que seu website tenha atualizações contantes. Um site estático não precisa de feeds, precisa de divulgação.
Se o seu website foi criado utilizando alguma ferramenta do tipo WordPress ou Blogspot, estes já oferecem um feed rss ou atom, bastando apenas você ler a documentação dos mesmos.

O que iremos explicar aqui é a criação dos feeds a partir do seu próprio sistema php, sua própria base de dados, seu próprio sistema.

Passo 1: Defina o formato.

Existe mais de um formato no mercado e todos podem ser utilizados. Eis alguns: Atom, RSS 1.0, RSS 2.0. Tente disponibilizar todos a seus visitantes. Neste artigo, veremos apenas a criação do formato Atom. Veja o exemplo final aqui.

Passo 2: Defina o conteúdo.

O conteúdo do feed será distribuído em dois grupos: Cabeçalho e Conteúdo. No cabeçalho do arquivo irão as informações fixas sobre o seu website (título, tags importantes, logotipo, descrição, etc) e no conteúdo irão as informações das atualizações (notícias, imagens, dicas, etc). O que você deseja mostrar para seus assinantes você deve exibir.

Crie suas consultas para cada tipo de informação, ordenando sempre da data mais atual para a mais antiga. Não é necessário, nem recomendado, exibir todo o conteúdo, por exemplo: Exiba somente as ultimas atualizações. Se o seu website é atualizado mensalmente, basta exibir dados dos últimos 6 meses; Se ele tiver atualizações diárias, exibas a última semana.

Passo 3: Criação

A rotina de criação é bem simples. Basta gerar um arquivo e guardá-lo em seu servidor. Coloque um nome simples e crie dentro de uma pasta "RSS" para melhor indexação, para que o mesmo tenha um nome parecido com www.seusite.com.br/rss/rss.xml.

Eis o código:

// Criando o arquivo
$arquivo_xml = fopen("/rss/rss.xml","w+");

// Montando o Cabeçalho
$header = "<?xml version='1.0' encoding='utf-8'?>
   <feed xmlns='http://www.w3.org/2005/Atom'>
     <title>Exemplo Feed</title>
     <link href='http://seuwebsite.com.br/'/>
     <updated>".date('D, d M Y H:i:s')." GMT</updated>
     <author>
       <name>Seu nome</name>
     </author>";

fwrite($arquivo_xml, $header);

// Montando o Conteúdo - Faça um look em seus dados, gerando as mesmas tags
// para vários grupos de conteúdo.
// Cada Tag "entry" é um conteúdo diferenciado
// A variável $db_content é um array com o conteúdo do meu banco de dados

$conteudo = "";

foreach($db_content as $content){
  $conteudo .= " 
    <entry>
       <title>".$content['titulo']."</title>
       <link href=\"".$content['link']."\"/>
       <updated>".$content['data']."</updated>
       <summary>".$content['resumo']."</summary>
    </entry>";
}

// Finalizando o arquivo
$conteudo .= "</feed>";
fwrite($arquivo_xml, $conteudo);
fclose($arquivo_xml);
Passo 4 : Exibindo em seu website.

Após a criação deste arquivo, o que você precisa fazer é divulga-lo para que todos tenham acesso à suas atualizações, e cadastrá-lo em sites arquivadores de conteúdo. Utilize sempre o ícone padrão dos Feeds (), assim você será visualizado até mesmo sem querer.

Boa sorte em sua criação!

Até o próximo post!

Tags desta matéria

Deixe sua opnião